Introdução e primeiro encontro (Leitura dramática)
Este blog tem como objetivo acompanhar o processo de criação do espetáculo $ Mâney $ agraciado com o Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC). O espetáculo foi inicialmente concebido como resultado da disciplina TEAC Huguianas do semestre 2022/2023 ministrada por Flávio Café e Marcus Mota. Para maiores informações sobre esse processo inicial remete ao blog abaixo onde está registrado grande parte dos encontros:
https://huguianas20222023.blogspot.com/
***
Ontem iniciamos uma nova etapa de construção deste espetáculo onde, impulsionados também pelo FAC, nos motivamos a montar o espetáculo em um formato profissional. A equipe artística foi composta da seguinte maneira:
Elenco: Talita, Wander, Lis, Sofia, Gabriel, Sudré, Babi, Ander e Coração
Músicos: Cassio e Caleo
Figurinista: Babi
Iluminador: Luigi
Cenário: Flávio Café
Dramaturgia: Marcus Mota
Direção: Flávio Café
Marcus escreveu a dramaturgia revisando os textos inicialmente utilizados na apresentação de 2023 e roteirizando a peça em um formato unificado. O texto completo produzido pelo dramaturgo está disponível na próxima postagem.
Nos encontramos com os atores e músicos para a leitura dramática em um bar da SQN 409 e realizamos uma leitura do texto em ação. Digo "em ação" para enfatizar que não se tratava de apenas ler o texto, mas também de interpretá-lo como se estivéssemos em cena, uma leitura dramática na vera como se diz. A inspiração dessa proposta vem da herança artística de Hugo Rodas na qual tudo era cena, até mesmo a leitura dramática era cena. Até mesmo a leitura das rubricas eram realizadas cenicamente. Assim conseguimos ter uma noção não apenas do conteúdo do texto, mas também do seu tempo e energia.
Outra inspiração para essa proposta foram as apresentações do grupo brasiliense Os Dramáticos, grupo de teatro que realiza leituras dramáticas todas as terças feiras no teatro Mapati. Na ocasião os participantes tomam vinho e leem o texto cenicamente ainda com o papel na mão. Conversando com Abaetê Queiroz, um dos atores do grupo, ele me disse que eles costumam ter apenas um ensaio antes de apresentar no qual é são decididas as questões de encenação e realizada uma primeira leitura dramática de familiarização com o texto. Pensei que essa proposta era bastante interessante para já de início dar vida ao texto dramático.
Comentários
Postar um comentário